Foi hoje aprovada a adesão da Câmara Municipal de Valongo à Rede de Casas do Conhecimento.
“As Casas do Conhecimento são espaços físicos (e virtuais) que reúnem um conjunto de pessoas, um conjunto de recursos e a vontade de entidades públicas e privadas, e recursos aliados à vontade de dinamizar o município em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação, bem como contribuir para a disseminação do conhecimento, diminuir as assimetrias digitais, que se verificam a nível regional e nacional”, explica nota de imprensa da autarquia.
A Casa do Conhecimento de Valongo será inaugurada a 18 de Junho, no âmbito da iniciativa Switch to Innovation Summit – o palco da Inovação Social com Tecnologia, em Valongo, após a formalização do protocolo com a Universidade do Minho e restantes fundadores, adianta a mesma fonte. Ficará no Fórum Vallis Longus, “uma estrutura física, central e de fácil acesso à população, que permitirá albergar diferentes tipos de actividades, equipada com tecnologia de acesso à internet (incluindo wireless), bem como a participação remota dos cidadãos em actividades de educação e formação, através de sistemas de videoconferência e outras soluções tecnológicas”.
Citado, o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, diz acreditar que “só contribuindo para o incremento das competências e qualificações das pessoas” será alcançado “o desenvolvimento social, cultural e económico do município”. Explica ainda que esta Casa do Conhecimento vem complementar o Centro de Cidadania Digital existente, desde 2018, no Edifício Faria Sampaio em Ermesinde.