Tiago Fernandes Moreira, Joana Santos, Pedro Costa e Sofia Ferreira e Mariana Ferreira são os jovens criativos de Valongo que receberam os prémios da 6ª Edição do Transforma TI, um programa que permite desenvolver ideias criativas, transformando-as em apps, ou seja, soluções tecnológicas para smartphones ou tablets.
Estes programas vão ter “um fim social” que ajudem a “resolver questões do dia a dia, que promovam a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou resolvam ou minimizem um problema da comunidade de Valongo”, como explica o município.
Das mãos do autarca local, José Manuel Ribeiro, Foi premiado Tiago Fernandes Moreira que apresentou a aplicação Ageless Buddy, onde os idosos têm a oportunidade de estabelecer novas relações sociais, encontrar apoio emocional e participar em atividades que lhes tragam alegria e bem-estar. Por sua vez, os voluntários têm a oportunidade de contribuir para a felicidade e o bem-estar dos idosos, ao mesmo tempo em que fortalecem os laços comunitários e promovem uma cultura de solidariedade.
Já Joana Santos subiu ao pódio com Afluentes, uma app para explorar “o mundo social sem saíres da tua zona de conforto. Com espaços de conversa por tópicos, salas de apoio emocional e exercícios de relaxamento, podes abrir a porta a novas interações ao teu ritmo, mantendo-te fiel a ti mesmo”, revela a autora.
REBUS, de Pedro Costa, é uma aplicação que apresenta os horários e os locais dos vários tipos de transportes em tempo real. Para as pessoas que andam de transporte publico e precisam de controlar o tempo para chegar a horas ao local de trabalho. Com foco inicial os transportes no Concelho do Porto. Para chegar a tempo controle o seu tempo.
A aplicação SafeBites de Sofia Ferreira e Mariana Ferreira visa fornecer uma plataforma abrangente onde os utilizadores possam encontrar informações detalhadas sobre restaurantes que atendem às suas necessidades alimentares específicas. A nossa missão é proporcionar aos utilizadores controlo total sobre as suas decisões alimentares, garantindo segurança, conveniência e apoio através de uma plataforma integrada e uma comunidade ativa.
Recorde-se que o concurso TRANSFORMA TI Valongo é uma iniciativa promovida pela autarquia local e implementada pelo CDI Portugal, através do Centro de Cidadania Digital de Valongo, no âmbito do Projeto Switch to Innovation.
Não é necessário saber programar para participar no Transforma TI Valongo. Ao longo de um conjunto de sessões formativas, os jovens têm contacto com especialistas, possibilitando-lhes a experiência de empreendedores que concebem, desenvolvem e apresentam um produto ao mercado.