A Câmara Municipal de Valongo aprovou, em reunião do executivo municipal, a primeira alteração à Estratégia Local de Habitação, aumentando o investimento para 75,8 milhões de euros, ou seja, mais 38,5 milhões de euros face a 2021, ano em que foi implementada.
Esta será uma verba canalizada para a compra, reabilitação e construção de 1125 habitações, lê-se na proposta de atualização da Estratégia Local de Habotação.
A construção de 367 prédios ou empreendimentos habitacionais, que representa 39,1 milhões de euros, a par com a reabilitação de 686 frações ou de prédios, 28 milhões de euros, represdentam a grande fatia dos 75,8 milhões de euros.
Segundo a proposta, a que o VREDADEIRO OLHAR teve acesso, segue-se a compra de 52 frações ou prédios degradados e sua reabilitação, com sete milhões de euros, assim como a aquisição de 10 frações ou prédios para destinar à habitação, 1,2 milhões de euros, e o arrendamento de 10 fogos para subarrendamento, com 331 mil euros.
Esta estratégia está realcionada com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e obriga o seu cumprimento até 2026. Segundo o mesmo documento, este investimento tem na sua base a subida generalizada dos preços de construção, a aquisição e arrendamento de habitação, a reabilitação e a dificuldade de encontrar empresas do setor da construção civil com capacidade de resposta aos desafios do mercado da atualidade. Todos estes factorezs levam à escassez de oferta no mercado.