A lista apresentada pelos municípios de Cascais, Valongo e Ponta Delgada foi a eleita para presidir à Rede de Autarquias Participativas (RAP). Cascais assume a presidência da Rede e as câmaras de Valongo e de Ponta Delgada serão vice-presidentes, anunciou hoje a autarquia.
As três câmaras municipais apresentaram uma candidatura conjunta, intitulada “Municípios e Cidadania, uma estratégia para o futuro”, derrotando a proposta de Braga, Funchal e Águeda, que concorreram com o projecto “Democracia Participativa para Todos”. A presidência agora eleita exercerá funções entre 1 de Agosto de 2016 e 31 de Dezembro de 2017.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, é uma honra para o município assumir a primeira vice-presidência da Rede de Autarquias Participativas (RAP). “O envolvimento dos cidadãos na gestão da coisa pública é crucial para reforçar o nosso sistema democrático e combater o populismo que ameaça a Europa e que pode degenerar em sistemas totalitários. O nosso plano de acção contribuirá não só para promover a democracia participativa, através de um maior envolvimento da população na governação local, mas também para estimular as boas práticas de cidadania e para dar mais esperança às populações”, considera o autarca.
O plano de acção da candidatura “Municípios e Cidadania, uma Estratégia para o Futuro” tem como principais objectivos a promoção do alargamento a novos membros e consolidação da Rede, bem como contribuir para o reforço político e institucional dos mecanismos de democracia participativa; desenvolver novas metodologias de democracia participativa; potenciar canais de comunicação com diferentes actores e promover, articular e operacionalizar as dimensões técnicas e políticas.