Valongo foi proclamado como ‘Espaço Seguro para as Mulheres’ e compromete-se a “adotar políticas públicas que garantam a sua segurança”, assegurando ainda a punição de “todas as formas de violência baseadas no género”.

Esta foi uma proposta subscrita pelo autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, e que contou com a anuência do executivo e dos deputados da Assembleia Municipal. 

Assim, Valongo vai envolver-se na organização e no funcionamento do poder local e regional, em 2024, no que diz respeito a esta matéria, prometendo adotar medidas que passam pela criação de “serviços de apoio especializados, ações de formação, educação e sensibilização”.

Para além disso, promete ainda vigilância e tolerância zero à ciberviolência, baseada no género”, sendo certo que, está assegurada a participação plena e equitativa das mulheres ao longo de todo este processo.

Para além disso, o município manifestou a intenção de promover um conjunto de atividades dirigidas ao público em geral e às vítimas em particular, que vão culminar no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se comemora a 25 de novembro.