O município de Valongo vai associar-se ao projecto G’Oldies, da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, da Universidade do Porto, que tem como preocupações a “saúde da comunidade” e a promoção de um “envelhecimento activo”.
A realização deste protocolo entre o município e esta entidade académica foi aprovada em reunião do executivo que considera pertinente preparar “o tempo de reforma”, estimulando e delineando ideias que confiram “sentido e qualidade acrescida à vida pessoal nessa nova etapa da existência”.
A edilidade sublinha que “melhorar a qualidade de vida das pessoas” é uma das suas preocupações, sendo que neste contexto vão-se ainda avaliar as “condições de desempenho de todos os parceiros locais”.
Para já, este será um projecto-piloto que vai incidir sobre 12 funcionários do município, com idade superior a 55 anos, que vão participar nesta “intervenção psicológica” que vai prestar “apoio especializado ao planeamento da transição para a reforma por via da antecipação prospectiva” dessa nova etapa.
Ao abrigo deste protocolo serão realizadas 16 sessões de trabalho, em horário laborar, com a duração de 90 minutos.