A Câmara Municipal de Valongo assinalou o Dia Municipal da Igualdade com a apresentação de uma peça intitulada “Mariana no Caminho da Igualdade” que contou com a presença da reconhecida actriz e Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, Mariana Monteiro.
De uma forma descontraída, didáctica e interactiva, procurou-se alertar e ajudar a ultrapassar as situações de discriminação com que as crianças se deparam no dia-a-dia, sensibilizando as crianças para a importância da Igualdade de Género e de Oportunidades, numa acção que teve cerca de 300 crianças.
Refira-se que a autarquia valonguense é pioneira no país na preocupação com as questões de género e faz questão de assinalar esta data anualmente.
Ainda neste âmbito, o município de Valongo colocou um banner, em frente ao edifício da Câmara, alusivo à data, com o objectivo de envolver e sensibilizar as escolas do concelho para esta temática.
No âmbito da temática da Igualdade de Género decorreu, também, um workshop sobre linguagem inclusiva de género que contou com a participação de 16 técnicos e técnicas de 5 instituições do concelho.
O objectivo da linguagem inclusiva de género é desconstruir a ideia de masculino como universal, dando igual visibilidade ao masculino e feminino, uma vez que o uso sexista da língua na expressão oral e escrita apenas contribui para reproduzir desigualdades.
Fonte da Câmara de Valongo revelou que no próximo ano, o município pretende implementar a Semana Municipal da Igualdade, estando prevista a implementação de diversas actividades relacionadas com a temática.
Segundo a autarquia, Dia Municipal para a Igualdade, instituído com o objectivo de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género, pretende promover a igualdade de género e de oportunidades, o respeito e a tolerância pela diferença, a inclusão, a cidadania activa e os direitos humanos de cidadãos e cidadãs para o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária.