A Câmara Municipal de Valongo é uma das 22 que assinam, esta quinta-feira, um protocolo de cooperação com a Universidade do Porto que visa apoiar a empregabilidade de estudantes e recém-graduados e combater a desertificação do interior.
Segundo a Universidade do Porto, com estes serão já mais de 50 os municípios que participam neste projecto criado em 2015.
Além de Valongo, entram nesta rede de parcerias as autarquias de Alcanena, Armamar, Baião, Castanheira de Pera, Castelo de Vide, Mação, Madalena, Mesão Frio, Mogadouro, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Grândola, Oliveira de Frades, Ponte de Sor, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sardoal, Sousel, Trancoso, Trofa e Vila Pouca de Aguiar.
“Muitos destes municípios são de regiões mais interiores de Portugal, debatendo-se com questões de desertificação acentuada, em grande parte motivada pela dificuldade de fixação dos seus jovens. Acreditamos que esta colaboração pode favorecer a empregabilidade dos nossos estudantes, simultaneamente promovendo a sua fixação nestes municípios e regiões, contribuindo assim para a retenção de talento em Portugal e para a defesa da integridade territorial do país”, refere Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto, citado em nota de imprensa.
A cerimónia decorre pelas 15h00 do dia 8 de Março no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e conta com a participação da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, dos Reitores das Universidades do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontainhas Fernandes, e de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, e do vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Manuel Fontaine.