O licor amêndoa amarga Xarão recebeu o ‘“Excellent Bottle of the Year”, na categoria ‘Catering Trend’, numa competição que decorreu no passado mês de Outubro, em Xangai.
Organizado pelo Departamento de Comércio, da cidade de Xangai, a Associação de Culinária local, e chefs de renome, o evento contou ainda com o patrocínio de vários produtores de alimentos de todo o mundo.
Segundo a empresa de Valongo, a Amêndoa Amarga Xarão foi a que “mais impressionou o júri e público presente”.
“Este é um licor versátil, de baixo teor alcoólico, que pode ser bebido como aperitivo, digestivo ou cocktail, desde que servido fresco ou com gelo. A sua doçura é irresistível e capaz de adoçar até os mais azedos”, esclarece a empresa familiar que conta com mais de 35 anos de actividade e que está presente em quase todos os continentes.
Em 1982, era tudo artesanal e a empresa, que nasceu como um passatempo, produzia meia dúzia de licores. Hoje, a Xarão – Companhia Portuguesa de Licores, localizada na Zona Industrial de Campo, em Valongo, tem um sistema mecanizado e produz 42 referências de marca própria, sendo as mais vendidas a groselha, a amêndoa amarga e o anis, exportando para vários países.