O novo Centro de Hemodiálise do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), localizado no pólo de Valongo, será inaugurado na próxima quarta-feira, informa nota de imprensa.
Trata-se de “um investimento de 900 mil euros e servirá, sobretudo, doentes dos concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto”, indica o centro hospitalar.
“É, desta forma, um projecto importante para o hospital e para o serviço de Nefrologia, reconhecido nacional e internacionalmente”, indica a mesma fonte.
O evento contará com intervenções de Diogo Serra Lopes, secretário de Estado da Saúde; Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do CHUSJ; José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo; e Manuel Pestana, director do serviço de Nefrologia do CHUSJ.
As obras começaram em Dezembro de 2019 e, numa visita em Fevereiro de 2020, a indicação dada é que a primeira Unidade Pública de Diálise em ambulatório do país, que ocupa as antigas urgências do Hospital de Valongo, abriria portas em Junho. Naquele espaço, ainda em obras, serão tratados cerca de 130 utentes por semana, indicava Carlos Dias, responsável pelo pólo de Valongo do Centro Hospitalar de São João.
Recorde-se que a instalação do serviço neste hospital estava prometida desde que fechou o serviço de urgência básica no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Valongo, em Julho de 2014, perante várias críticas da população e vigílias de protesto. Chegou a anunciar-se o arranque das obras em 2015, mas nunca avançaram.