Os utentes de Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira já podem fazer análises clínicas nos próprios centros de saúde.
Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em breve, esta prática também será possível em Felgueiras, Vila Meã e Amarante, sendo o serviço assegurado por uma equipa de Técnicos de Análises Clínicas, Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) que se deslocam aos centros de saúde para fazer as colheitas.
No mesmo dia, o utente faz a colheita do sangue, ou outros materiais orgânicos, e o médico de família tem acesso aos resultados. No caso de serem detectados valores analíticos críticos, o laboratório do CHTS, onde são feitas as análises, envia um alerta para o centro de saúde, para que o médico de família tenha conhecimento imediato e possa, se necessário, convocar o doente.
O programa, que teve início em Julho, e tem-se traduzido em duas a três visitas semanais dos técnicos do CHTS aos centros de saúde.
Além da comodidade para os utentes, que não precisam deslocar-se a um laboratório de análises externo, o programa permite a integração dos resultados no processo hospitalar do utente, possibilitando que os médicos hospitalares um maior conhecimento sobre o utente, aquando de uma vinda ao Serviço de Urgência ou no âmbito de uma consulta de especialidade.
Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Carlos Alberto, revelou que este é mais um “importante passo na relação de proximidade com os Cuidados de Saúde Primários”.