Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Chama-se ‘Ligue Antes, Salve Vida’ e é um projeto que começa a funcionar na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) a partir de terça feira, altura em que os utentes têm que ligar primeiro para a linha SNS 24 antes de se dirigirem aos serviços de urgência.

O objetivo deste projeto, já a funcionar em outras unidades de saúde do país, visa reduzir a utilização inapropriada dos serviços de urgência, através de referência prévia pelo SNS 24.

Assim, a partir de 22 de outubro, os utentes passam então a deslocar-se ao serviço de urgência do Hospital Padre Américo só depois de entrarem em contacto com a linha SNS 24 e obterem a adequada referenciação. O atendimento a utentes encaminhados pelos serviços de emergência médica e pelos cuidados de saúde primários mantém-se como até aqui, explica a ULS, em comunicado.

Aqueles cuja triagem do SNS 24 revele uma situação clínica considerada não urgente são encaminhados para consulta nos centros de saúde, com agendamento de atendimento para o próprio dia ou para o dia seguinte. Os que não tenham ligado antes de chegarem à urgência têm que o fazer no local. O hospital irá disponibilizar telefones com ligação direta à linha SNS 24 para que os utentes que não tenham previamente ligado, antes de recorrer às urgências, o possam fazer a partir da instituição hospitalar.

Numa primeira fase, este projeto é implementando no Hospital Padre Américo, mas o objetivo será alargá-lo aos serviços de urgência de Amarante e Cinfães.

Para o presidente do Conselho de Administração da ULSTS, o ‘Ligue Antes, Salve Vida” marca uma mudança “na forma como vemos o atendimento” na urgência, uma vez que um dos seus maiores problemas passa pelo “acesso indevido a estes serviços”, colocando-os em “pressão acrescida”.

Henrique Capelas reconhece, no entanto, que este “é um caminho longo”, porque está em causa a mudança de hábitos das pessoas.

Para além da reorientação da atividade assistencial dos serviços de urgência para as situações efetivamente urgentes, os utentes também vão ter ganhos significativos, sobretudo na redução dos tempos de espera.

Neste âmbito, também o diretor clínico, Nelson Pereira, sublinha que este projeto garante “a orientação de cada doente para o local mais adequado da rede de cuidados de saúde”, conseguindo “uma resposta em tempo útil à medida da sua necessidade”. Para além disso, “nenhum utente ficará sem resposta”. 

Também Rui Aguiar, diretor clínico dos cuidados de saúde primários, alinha nos mesmos argumentos, elencando que este procedimento pode ser “um aliado no tratamento de situações agudas, permitindo equilibrar os acessos aos cuidados de saúde”.

Através do número 808 24 24 24, os utentes receberão uma orientação para a sua situação clínica, quer seja relativa a autocuidados, referenciação para o Serviço de Urgência ou agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários, para o próprio dia ou para o dia seguinte (no prazo de 24 horas).

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