A Unidade de Saúde Familiar de Valongo é a primeira e a única Unidade de Cuidados de Saúde Primários a obter o nível de acreditação “Óptimo” na Península Ibérica com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde/Direcção-Geral da Saúde, segundo o modelo da Agencia Calidad Sanitaria Andalucia (ACSA), anunciou a Administração Regional de Saúde do Norte(ARS/Norte).
Em nota enviada esta segunda-feira, a ARS/Norte destaca a atribuição, a 14 de Março, do Certificado de Acreditação de nível “Óptimo”, tornando-a caso único nas unidades de cuidados de saúde primários em Portugal e Espanha, bem como nos restantes países que utilizam este Modelo ACSA. Este reconhecimento obtido pela nova acreditação foi também motivo para no passado dia 18 de Março ter recebido a visita do ministro da Saúde. Na altura, Adalberto Campos Fernandes e o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, não tiveram dúvidas ao concordar em classificar a USF de Valongo como a “melhor do País”.
Um percurso rumo à excelência
Ao longo dos quase 10 anos de exercício, a equipa da USF Valongo, destaca a ARS/Norte nota enviada às redacções, tem vindo a “conseguir desenvolver um percurso rumo à excelência, o qual se deve, essencialmente, à motivação de toda a equipa que a constitui – complementaridade de funções, união em torno de objectivos comuns, persistência, criatividade e o apostar nas diferenças existentes entre todos que vão potenciando o crescimento na vertente da qualidade global”. A ARS salienta ainda que USF de Valongo orienta a sua acção para os resultados numa estrutura de governação clínica eficiente e sempre focada no cidadão.
A Unidade de Saúde Familiar de Valongo iniciou a sua actividade em Setembro de 2006, tendo iniciado o primeiro processo de Acreditação em Setembro 2009. Em 2011 venceu o 1º Prémio Saúde Sustentável em Cuidados de Saúde Primários (CSP), em 2013 venceu o Prémio Saúde Sustentável em CSP, em 2014 venceu o Prémio Kaizen Lean “Excelência no Sector da Saúde”, em 2015 iniciou novo processo de Acreditação que concluiu com nível Bom e em 2016 concluiu a subida de nível para Óptimo.
De referir que este modelo de certificação tem ainda o nível excelente e este será, provavelmente, o passo seguinte. “Vamos trabalhando com calma e serenidade”, disse, com a certeza de que “procuramos sempre a seguir. Vamos ver”, dizia Margarida Aguiar, coordenadora da USF de Valongo, no dia da visita do ministro da Saúde. A Unidade de Saúde Familiar de Valongo, com oito médicos, oito enfermeiros e seis secretárias, tem actualmente inscritos 15200 utentes, o que perfaz uma média de 1900 doentes para cada médico e enfermeiro .