Melhorar os níveis de literacia em saúde da população inscrita na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Valongo, promovendo “a integração do doente nos planos de cuidados, melhorando o conhecimento sobre a sua situação de saúde e, consequentemente, diminuindo o recurso a atendimentos em urgência hospitalar” é o grande objectivo do projecto “Ajuda na Decisão Orientada e Consciente – ADOC”, um dos três premiados no distrito do Porto pela Missão Continente.
A USF ganhou um apoio financeiro de 14.700 euros que foi usado para adquirir uma nova central telefónica, com mais serviços; um quiosque interactivo com informação na sala de espera e uma TV para o quiosque; a impressão de diverso material informativo, como roteiros e protocolos assistenciais; adquirir quadros em acrílico e um projector para sessões de informação, entre outros.
A cerimónia oficial de entrega do prémio decorreu, esta quinta-feira, na USF de Valongo.
Querem capacitar os doentes e dar-lhes mais ferramentas para tomar decisões
Nesta edição foram 40 os projectos apoiados pela Missão Continente com um total de cerca de 550 mil euros.
“Receber este prémio mostra que as equipas estão sempre a abraçar projectos”, explicou Margarida Abreu, médica coordenadora da USF de Valongo, lembrando que a unidade, com 11 anos, tem procurado subir degraus no serviço prestado aos doentes ao longo dos últimos anos.
“Temos que estar perto de todos os doentes, desde os mais informados e que utilizam o digital, até aos que ainda usam o papel”, referiu. O objectivo é capacitar os utentes dando-lhes mais informação e ferramentas de ajuda na tomada de decisão.
Presente na sessão, Pimenta Marinho, presidente da ARS Norte, salientou que a questão da literacia é muito importante para o Ministério da Saúde. “Estamos a trabalhar para que haja uma biblioteca digital com conteúdos que possa retirar as pessoas das urgências e dar uma resposta mais efectiva”, disse. O responsável da ARS Norte lembrou ainda que vai ser lançado um novo contact center para substituir a Linha Saúde 24.
Já Vítor Pinto, responsável pelo Continente de Valongo, lembrou que houve apenas três projectos contemplados pela Missão Sorriso no distrito do Porto. “Faz parte dos objectivos da empresa estar perto da comunidade em que estamos inseridos. Ainda bem que contribuímos para o bem-estar das pessoas de Valongo”, afirmou.
A USF de Valongo serve cerca de 15 mil pessoas e conta com oito médicos e oito enfermeiros e seis secretárias clínicas.
Esta USF foi criada em Setembro de 2006 e iniciou o primeiro processo de Acreditação em Setembro 2009. Em 2011 venceu o 1.º Prémio Saúde Sustentável em Cuidados de Saúde Primários (CSP), em 2013 venceu o Prémio Saúde Sustentável em CSP, em 2014 venceu o Prémio Kaizen Lean “Excelência no Sector da Saúde”, em 2015 iniciou novo processo de Acreditação que concluiu com nível Bom e, em 2016, concluiu a subida de nível para Óptimo.