A Universidade Sénior de Ermesinde está a realizar até ao dia 22 deste mês a II Semana Aberta, iniciativa que integra um vasto programa de actividades e tem como objectivos dar a conhecer as valências e o trabalho da instituição estreitando laços com as forças vivas e a comunidade de Valongo.
Esta terça-feira, a actua o grupo de teatro com alunos da USE, coordenados por Benvinda Mieiro, seguindo-se a apresentação da Tuna da Universidade Sénior de Gondomar. Amanhã realiza-se, também, a apresentação dos “Jograis de Ermesinde”, por alunos da USE e na quarta-feira, as actividades da II Semana Aberta iniciam com ginástica pelos alunos da USE – coordenada pelo professor César Vasconcelos;, seguindo-se a apresentação do “Grupo de Danças Tradicionais da USE”, coordenado pelos professores António Peixoto e Adélia Guedes;
Às 16H00 realiza-se a entrega de prémios aos primeiros classificados dos concursos realizados no dia “Comemorativo do 25 de Abril” – jogos tradicionais, melhor vídeo e melhor texto, seguindo-se a actividade “Clube do Livro – ciclo dos livros censurados”, apresentação da obra de Alves Redol, “Gaibeus”, pelo professor Carlos Faria e Teresa Vieira.
No dia 22 de Junho,, pelas 15H00, está agendada a actuação do Grupo “Cordas Mágicas” – Intervenção dos professores António Peixoto e Adélia Guedes, seguindo-se a actividade “Vamos à música”: “Cantiga d’ Ouvido”, pelos alunos da USE, coordenados pelo professor Manuel Friães finalizando a II Semana Aberta com a intervenção do vice-presidente da Ágorarte e um “Porto de Honra”.
Ao Verdadeiro Olhar, o vice-presidente da direcção e Professor da Universidade Sénior de Ermesinde, Manuel Augusto Dias, esclareceu que a “Semana Aberta”, conta com a prata da casa, mas, também, algumas Universidades Seniores convidadas, como é o caso da Universidade Sénior do Rotary Club de Valongo e a Universidade Sénior de Gondomar.
“Ao longo de quatro dias (18, 19, 20 e 22 de junho), no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, numa repetida parceria, irão a palco diversas actividades desenvolvidas maioritariamente pelos alunos e docentes da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), desde palestras, passando por apresentação/dissertação de obras literárias, teatro, até (várias) actuações musicais (ver no fim da entrevista o programa em pormenor)”, disse, salientando que mais de 100 pessoas irão participar activamente na II Semana Aberta.
Refira-se que a Universidade Sénior de Ermesinde (USE) foi oficialmente constituída no dia 26 de Março de 2010, como uma das mais importantes valências da Ágorarte (Associação Cultural e Artística) e apoia-se num amplo projeto de voluntariado puro, que vai dos administrativos às mais de duas dezenas de docentes com muito saber e competência pedagógica.
“Mais do que dar a conhecer as nossas valências, a II Semana Aberta dá a conhecer a evolução das nossas diversas valências, designadamente o grupo de “Cante Alentejano”, “Cantigas d’Ouvido”, “Adufeiras”, “Danças Tradicionais…”
Falando da II Semana Aberta, Manuel Augusto Dias, realçou que este evento serve, igualmente, para a instituição se dar a conhecer-se à comunidade de Valongo, recordando que a Universidade Sénior de Ermesinde tem muitas actividades que desenvolve ao longo do ano e que são abertas à comunidade, como o “Clube do Livro”, “Momentos de Poesia”, e participa em actividades da iniciativa do Município e da Junta de Freguesia, nomeadamente a Mostra de Teatro Amador de Valongo, a Feira do Livro e das Artes, a “Noite Branca”.
“ Promovemos conferências e seminários, valorizando o saber e a cultura, que são a linhas mestras da nossa actuação enquanto universidade, que defende o princípio do envelhecimento activo. Mais do que dar a conhecer as nossas valências, a II Semana Aberta dá a conhecer a evolução das nossas diversas valências, designadamente o grupo de “Cante Alentejano”, “Cantigas d’Ouvido”, “Adufeiras”, “Danças Tradicionais”, “Jograis do Leça”, “Teatro”, grupo de “Violas”, entre outros”, expressou.
A Universidade Sénior de Ermesinde tem mais de centena e meia de alunos e mais de duas dezenas de professores que, em regime de voluntariado, assumem semanalmente um horário que ocupa os seniores, todos os dias, de manhã e de tarde.
O plano de estudos da Universidade Sénior além da hidroginástica, integra a ginástica, yoga, fotografia, inglês, francês, italiano, história da arte, história local, história contemporânea, artes e bordados, pintura e economia.
O responsável pela Universidade Sénior de Ermesinde atalhou, também, que a instituição que superintende é sobejamente conhecida pela comunidade ermesindense quer pelas atividades desenvolvidas que porque o jornal local.
““A Voz de Ermesinde” vai divulgando a nossa actividade, que, para além das aulas, também organiza múltiplas visitas de estudo. Além disso, a USE participa em outras actividades da iniciativa da RUTIS (Federação de Universidades Seniores) e de outras universidades. Participámos este ano em várias, nomeadamente no concurso de Cultura Geral, no Seixal; no Encontro de Grupos de Danças Tradicionais, em Guimarães; no Encontro de Ginástica Sénior, em Almeirim; e, ainda ontem estivemos em Armamar, no Encontro de Coros de Universidades Seniores”, sustentou, sublinhando que no fim da II Semana Aberta, a Universidade Sénior vai participar na Feira do Livro e das Artes de Valongo com o lançamento de um livro de um dos nossos professores e com um stand.
A instituição irá, ainda, participar, no dia 14 de Julho, na Noite Branca de Ermesinde, exibindo as várias valências, e no início de Outubro, com a “Semana Académica”, inicia o novo ano lectivo.
A direcção da Universidade Sénior de Ermesinde integra, também, o Prof. Carlos Faria (presidente), Celeste Campeão (secretária), Álvaro Campeão (tesoureiro) e Elisabete Castro (vogal).
A instituição dispõe de Comissão de Alunos que foi eleita e apoia a direcção nos vários eventos que organiza e tem também a iniciativa de outros, previamente aprovados pela direcção.
A Universidade funciona no pólo I (instituto do Bom Pastor), pólo II (edifício Dr. Faria Sampaio), Pavilhão Municipal e Piscina Municipal.