A primeira Unidade Pública de Diálise em ambulatório do país, que ocupa as antigas urgências do Hospital de Valongo, abre portas em Junho. Naquele espaço, ainda em obras, serão tratados cerca de 130 utentes por semana.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, por Carlos Dias, responsável pelo pólo de Valongo do Centro Hospitalar de São João, durante uma visita ao espaço, lembrando que este é um projecto antigo.
“O Centro Hospitalar de são João tem um centro de diálise para os doentes internados, este é para ambulatório. Vai servir a população não só de Valongo, mas das zonas periféricas. Este centro vai permitir fazer vários tratamentos por dia, serão cerca de 120 a 130 doentes por semana. Está previsto abrir em Junho”, adiantou Carlos Dias.
O investimento em curso é de cerca de 600 mil euros, estando já a decorrer o concurso para aquisição do material.
Com esta obra, a reabertura das urgências no Hospital de Valongo, reivindicada pela autarquia e pela população, “está completamente posta de lado”, afirma o responsável, dizendo que não fazia sentido face à proximidade ao Hospital de São João. “A população está bem servida. Temos aqui consulta externa de todas as especialidades e temos internamentos. Aqui temos aquilo que o São João não tem. A urgência será no Hospital de São João, aqui temos uma ambulância de suporte básico de vida”, esclareceu, garantindo que a segurança dos doentes está salvaguardada.
Recorde-se que a obra da unidade pública de diálise começou no final do ano passado. A instalação do serviço neste hospital estava prometida desde que fechou o serviço de urgência básica no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Valongo em Julho de 2014, perante várias críticas da população e vigílias de protesto.
Chegou a anunciar-se o arranque das obras em 2015, mas nunca avançaram.