O secretário de Estado Adjunto e da Saúde inaugura, esta sexta-feira, pelas 15h30, a Unidade de Cuidados Continuados de Figueira, em Penafiel. Fernando Araújo vai ainda presidir à cerimónia de inauguração de uma outra unidade em Guimarães.
No total, passam a estar disponíveis na rede de cuidados continuados mais 55 camas. A região Norte dispõe de 2.389 camas, refere comunicado da ARS-Norte.
Recorde-se que a Unidade de Cuidados Continuados de Figueira está concluída e fechada há mais de três anos. Conta com 25 camas e a construção custou cerca de 1,3 milhões de euros..
Em Maio deste ano, o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Ângelo Guedes, lamentava que este problema continuasse por resolver apesar de haver utentes em lista de espera, referiu em declarações à Lusa. Na mesma altura, foi realizada uma procissão que envolveu a população numa tentativa de chamar a atenção das autoridades competentes.
A unidade de cuidados continuados consiste num edifício de três pisos, com 13 quartos, que permitem acolher 25 utentes. 946 mil euros dos cerca de 1,3 milhões de euros que custou a obra foram comparticipados por fundos comunitários. A obra implicou ainda um investimento de cerca de 400 mil euros da instituição de solidariedade social. Ficou concluída em Julho de 2013 e manteve-se fechada por falta de licença de funcionamento, apesar das inúmeras tentativas da associação para que o espaço abrisse portas.
A Associação para o Desenvolvimento de Figueira tem cerca 60 funcionários e conta com 25 utentes na valência de centro de dia, 25 no serviço de apoio domiciliário, 25 no centro de dia, 45 na casa de abrigo e 36 no lar.