Além dos desafios habituais para a competitividade, Valongo tem um agravante – o absoluto silêncio da freguesia na relação com o município. A freguesia tem um histórico de inação e falta de projetos. Acresce a incapacidade e a indisponibilidade de Ivo Neves para se fazer ouvir.

Rui Silva Marques é dinâmico e capaz, além de inconformado e lutador. Ele conseguirá defender a posição da freguesia, fazer exigências para a cidade e não se calar face à postura de José Manuel Ribeiro! Rui Silva Marques é a pessoa certa para ser a voz de Valongo.

A cidade de Valongo apresenta um conjunto de características desafiantes para a sua competitividade. O facto de se encontrar muito perto da cidade do Porto, bem como alguns erros cometidos no passado, em particular ao nível do urbanismo, representam alguns desses desafios. Em todo o caso, existem alternativas para ultrapassar tal situação.[1]

Os desafios em causa existem em várias cidades dos arredores de grandes cidades. Em Valongo, contudo, existe um agravante – o absoluto silêncio da freguesia na relação com o município. É normal a existência de tensões entre freguesias e município, uma vez que nem sempre os interesses são coincidentes. No concelho de Valongo, essa tensão ocorre com quase todas as freguesias, incluindo com as que são geridas pelo Partido Socialista. Tal não é o caso com a liderança de Ivo Neves. Este tem uma inabilidade total de se impor, ou sequer fazer-se ouvir, face a José Manuel Ribeiro.

A freguesia tem um histórico de inação e falta de projetos, muitas vezes influenciado pela coexistência no mesmo território da Câmara Municipal. Haverá grande dificuldade em encontrar um projeto relevante da freguesia nos últimos 20 anos – para não referir que tal exercício será praticamente uma impossibilidade se limitarmos ao período da presidência de Ivo Neves.

Rui Silva Marques, além de pessoa da terra, é dinâmico e capaz, além de inconformado e lutador, como demonstra o facto de se ter licenciado em Direito quando já estava engrenado na sua vida profissional. Apesar do desafio tão grande, conseguiu em 2017 criar uma equipa jovem e com ideias novas que fez uma campanha memorável. Prosseguindo a postura de não virar as costas aos desafios, Rui Silva Marques volta a apresentar-se a votos. O candidato tem a força e a capacidade para repetir a campanha de 2017 e, se o eleitorado estiver atento, terá um resultado diferente em 2021.

Não é por ser candidato do PSD que afirmo que Rui Silva Marques é a melhor opção para Valongo. É necessário alguém que consiga defender a posição da freguesia no âmbito do município. É necessário alguém que consiga fazer exigências para a cidade e que não se cale face à postura de José Manuel Ribeiro! Ivo Neves já demonstrou não ter essa capacidade nem essa disponibilidade. Rui Silva Marques é a pessoa certa para ser a voz de Valongo.


[1] https://www.verdadeiroolhar.pt/2021/01/26/contributos-um-projeto-valongo/

https://www.verdadeiroolhar.pt/2021/02/09/contributos-um-projeto-valongo-ii/

1 Comentário

  1. A vergonha da roubalheira k o PSD fez ao municipio de Valongo faz com que as freguesias sejam o seu alvo.
    Valongo não se esquece!

Comments are closed.