Não é justo iniciar este meu artigo a falar do novo líder do PSD, sem falar daquele que o antecedeu por longos e intensos anos. Os oito anos de liderança de Pedro Passos Coelho.
Um homem que marcou, sem dúvida, a história de Portugal, pelo enorme desafio que teve em mãos enquanto Primeiro-Ministro.
Um homem firme que, contra muitos, impôs o rigor e retirou Portugal da bancarrota. O homem que devolveu a esperança aos portugueses, mesmo não sendo tantas vezes compreendido.
Um homem a quem todos devemos reconhecer o mérito, o trabalho e a sua entrega à causa pública, sem desanimar, mesmo passando por momentos muito difíceis com a sua família mais próxima.
Um homem a quem o país deu a vitória, mas que outros não deixaram governar. Um homem a quem devemos muito e nos vamos lembrar muitas vezes no futuro.
Obrigada Pedro Passos Coelho.
É este passado forte que o novo líder do PSD herda. Rui Rio foi eleito no passado dia 13 de Janeiro como Presidente do PSD.
As bases de militantes, que são o coração e a razão de ser do Partido de Sá Carneiro, mostraram o que queriam. A mudança. Novos ares.
Os resultados foram claros e inequívocos. Apesar da abstenção, este acto eleitoral obteve um dos maiores números de militantes a votar.
Das seis maiores distritais do país, Rui Rio ganhou cinco.
Aqui no nosso distrito, em 18 concelhos, Rui Rio venceu 16. Também em Penafiel, felizmente, o resultado esteve em sintonia com o demais distrito e país. Um obrigada a todos os militantes que participaram nestas eleições e que contribuíram, mais uma vez, para a afirmação da democracia.
E em democracia é mesmo assim: uns ganham, outros perdem. Uns ficam mais felizes e outros menos. Contudo, importa saber estar, saber interpretar os resultados e interiorizarmos todos que, agora, o líder do PSD é Rui Rio e que todos os militantes devem estar unidos e apoiarem-se mutuamente para que os desafios que temos pela frente sejam mais fáceis de travar. Todos conhecemos o velho ditado: a união faz a força.
Tenho a certeza que o PSD vai estar unido e mais forte que nunca. Temos uma geringonça para desmantelar, um país para governar e autarquias para reconquistar. É nisso que todos devemos estar concentrados, ajudando assim Rui Rio a fazer o seu trabalho. O PSD não é só o Rui Rio. Somos todos nós.
Parabéns ao nosso novo Presidente! Votos de muito sucesso e muitas felicidades neste novo desafio!