Esta é a época do ano em que se deseja que todos tenham umas Boas Festas! Eu não sou diferente. Tenho um sincero desejo que todos os meus amigos e todos os habitantes do concelho de Paços de Ferreira tenham um Santo Natal, junto das suas famílias e com muita alegria. Desejo igualmente que o ano de 2019 seja repleto de sucesso e alegrias. E é este o desejo que mais me preocupa pois não posso deixar de antever um ano com algumas surpresas desagradáveis para a nossa terra.
Este meu sentimento aplica-se precisamente após ter tomado conhecimento que o Executivo Municipal propôs, na reunião de Câmara Extraordinária ocorrida no dia 19 de Dezembro a manutenção do IMI na taxa dos 0,325%…..mas, essa mesma proposta “abre a porta” para uma decisão trágica para a nossa população: caso a Autarquia seja “obrigada” pelo FAM, a taxa de IMI aplicada no nosso concelho, vai para a taxa máxima.
Admito que será pouco adequado falar deste tipo de assunto num momento como o Natal, época em que todos proclamam a paz entre os homens. Mas a minha educação religiosa também me ensinou a defender (sempre) a verdade! E a verdade é que quando denunciei este aumento do IMI, o candidato do PS, Dr. Humberto Brito refutou a acusação, afirmando, categoricamente que não iria haver aumento de impostos em Paços de Ferreira.
Até ao momento assumo que a minha denúncia é “meia verdade” pois os habitantes de Paços de Ferreira já pagaram mais impostos face a 2017. Tal como antecipei, o IMI subiu, mas não para a taxa máxima como referi no debate autárquico da Rádio Clube de Paços de Ferreira! No entanto, o que à data foi assumido pelo Sr. Presidente de Câmara é já, neste momento, uma total mentira! Os impostos já subiram no concelho, ao contrário do afirmado naquele dia no referido debate radiofónico!
O pior está para vir! Antecipo infelizmente que, de hoje a um ano, no Natal de 2019, cá estarei para relembrar que afinal, a minha denúncia era uma verdade absoluta, pois o que foi aprovado, no dia 19 de Dezembro de 2018, por proposta do Sr. Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, abre a porta para que cada um de nós, habitantes do concelho de Paços de Ferreira, passemos a pagar a taxa máxima de IMI. Só por esta razão, já será um ano mau pois o rendimento disponível (logo a nossa capacidade de fazer as nossas compras no dia-a-dia) da nossa população diminuirá! Mas pior é lembrarmo-nos que temos à frente dos destinos da nossa Câmara Municipal um Executivo que não olha a meios para ganhar eleições e que, após se encontrar no poder, faz exactamente o contrário do que assumiu em campanha!
Um Santo Natal para todos!