Esta pandemia de covid-19 veio dar-nos uma enorme lição de humildade perante a gigantesca força da natureza. Temos de perceber que necessitamos uns dos outros permanentemente, pois é através da cooperação intensa que somos capazes de ultrapassar obstáculos e seguir em frente.

A solidariedade e generosidade das gentes, instituições e empresas deste concelho são de um valor incalculável numa guerra pandémica, que vamos vencer com a atitude positiva e de resistência das nossas populações em Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, e a capacidade notável de trabalharmos todos em rede, pessoas e instituições.

Desde 2020 que todos estamos a aprender que somos capazes de nos surpreender, que temos capacidades e talentos que são decisivas para a coesão e força do nosso tecido humano, que forma esta rede social invisível que não deixa ninguém cair nem ficar para trás. Os atores políticos devem, no pós-pandemia, reforçar todos os mecanismos e oportunidades de participação, pois não podemos desperdiçar nenhum talento humano.

Nesta nova fase, continuamos a contar com a nossa elevada capacidade de resistência e com o empenhamento de todos para ultrapassarmos com segurança este desafio coletivo ímpar, e construirmos todos juntos um mundo muito melhor, mais humano e mais equilibrado.

É o tempo dos mais fortes ajudarem os mais frágeis. Estivemos, estamos e estaremos sempre ao lado de toda a comunidade. A Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as IPSS, os Bombeiros, as autoridades de Saúde Pública, as Autoridades Policiais, as associações, as empresas, estamos todos juntos numa rede social, cuja capacidade de resposta aos cidadãos mais frágeis tem sido extraordinária.

A nossa prioridade é salvar vidas e garantir a saúde a toda a nossa comunidade. Por isso, com humildade, serenidade e muito sangue-frio, o Município de Valongo, através da Comissão de Proteção Civil, promove o trabalho em rede para encontrar as melhores respostas aos diversos problemas sanitários, sociais e económicos, que este desafio sem precedentes nos colocou.

Em 2020 e 2021, já investimos mais de 2,5 milhões de euros em medidas extraordinárias, destacando-se a redução temporária da fatura da água e saneamento; a redução do IMI e da Derrama, o aumento dos subsídios mensais aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo que passam a receber anualmente 300 000€; o reforço do Fundo de Emergência Municipal para 150 000€; a criação do Banco Municipal de Igualdade Digital constituído por 1 200 computadores e 500 hotspots de ligação gratuita à Internet; a aquisição de equipamentos de proteção individual; e o reforço do apoio alimentar, entre outras ajudas que implementamos garantindo sempre a gestão criteriosa dos escassos recursos públicos e salvaguardando a capacidade futura da Câmara Municipal continuar a ajudar toda a comunidade, sobretudo os mais vulneráveis.

Este é também o tempo de reconhecer a dedicação e o altruísmo de todos os trabalhadores e voluntários das mais diversas profissões nas áreas da saúde pública, da produção e distribuição alimentar, da proteção civil, dos bombeiros e da segurança pública, da manutenção e proteção informática, do apoio psicológico, dos serviços de recolha de resíduos e higiene urbana, dos transportes e comunicações, das instituições de solidariedade social, entre muitas outros, autênticos heróis anónimos, que nunca baixaram os braços e garantiram sempre os serviços e bens essenciais a toda a nossa comunidade que cumpre as regras e sempre que possível fica em casa a combater e a fortalecer-se para travar a pandemia covid-19.

Somos uma comunidade resiliente e solidária. Estamos certos de que temos motivos para ter esperança no futuro!

 

José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo