Agora que passou um ano do início da pandemia Covid-19 em Portugal é altura de balanços, mas também de pensar e projetar o futuro.
Nestas breves palavras, deixo desde já o meu sentimento de gratidão aos profissionais de saúde, aos bombeiros, cruz vermelha, forças de segurança, aos colaboradores da Câmara, que muito contribuíram para ajudar a salvar vidas e a proteger a saúde de todos.
Um agradecimento também aos Paredenses que na sua grande maioria acataram as normas da DGS para mitigar a propagação da doença Covid-19 e cumpriram com as medidas decretadas no Estado de Emergência para o confinamento.
Expresso igualmente o meu enorme reconhecimento aos nossos industriais, restaurantes e comerciantes que lutaram e lutam para manter os seus negócios e se reinventam todos os dias para manterem em funcionamento as empresas e os postos de trabalho.
Aos trabalhadores de todos os setores o meu muito obrigado pelo especial empenho e adaptação à situação pandémica, e uma palavra de esperança no futuro.
Uma palavra também aos autarcas, aos nossos presidentes de Junta que foram incansáveis no apoio às populações. Aqui se viu a humildade e o espírito de união de um trabalho em rede. Estivemos juntos nesta missão de travar a pandemia.
Às nossas IPSS deixo também um enorme reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Foram estas estruturas que tiveram de defender os nossos concidadãos mais vulneráveis à pandemia – os nossos idosos.
Uma palavra também para a nossa comunidade escolar. Aos nossos alunos que se viram privados do ensino nos moldes a que estavam habituados, e aos diretores, professores e auxiliares que foram inexcedíveis, para que o ensino fosse o melhor possível apesar de todas as condicionantes e adversidades.
Apesar da pandemia, a Câmara Municipal assumiu sempre as suas funções. Os seus serviços adaptaram-se e mantiveram-se sempre em funcionamento. Ao longo de 2020, as máquinas não estiveram paradas. Mesmo com a pandemia avançamos com obras importantes para o desenvolvimento do nosso Concelho de Paredes.
Apesar desse continuo esforço de investimento em infraestruturas, também em 2020 investimos muito no combate à pandemia. Investimos em EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para apoiar várias instituições do concelho que estavam na primeira linha deste combate, investimos em computadores e acessos à internet para que nenhum aluno de Paredes ficasse para trás na aprendizagem online e implantamos medidas de apoio às famílias e às empresas que perderam rendimentos e que se viram obrigadas ao lay-off e a encerrar devido ao confinamento. Apoiamos financeiramente as IPSS, os bombeiros e cruz vermelha e reforçamos os apoios sociais aos Paredenses mais necessitados.
Nunca como agora se falou tanto em solidariedade e a Câmara Municipal de Paredes nunca deixou de a praticar.
Termino lamentando profundamente as mortes das pessoas por causa do Covid.
Deixo uma palavra de esperança e incentivo para todos os que sofreram e ainda sofrem da doença.
Com a vacina chegou a esperança para o futuro, para o retomar de uma vida dentro da normalidade possível e para a recuperação da nossa economia. A Câmara Municipal de Paredes tudo fará para melhorar cada vez mais a qualidade de vida e o bem-estar dos Paredenses.
Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes