A última sessão de Junho do BioLousada em Casa é dedicada a aves de rapina

Em Julho há já várias actividades previstas às sextas-feiras

0

O próximo BioLousada em Casa acontece na sexta-feira e tem como tema “Aves de rapina”.

“O grupo de aves genericamente definidas como sendo “de rapina”, na verdade, inclui uma considerável diversidade funcional e ecológica: florestais, pescadoras, necrófagas, nocturnas, entre tantas outras. A identificação destas aves, que desempenham um importantíssimo papel ecológico, pode ser um grande desafio!”, descreve a autarquia.

A sessão contará com Carlos Pacheco, especialista neste grupo taxonómico, que falará da diversidade e importância ecológica das aves de rapina, explicando algumas técnicas de identificação das espécies. Serão também abordadas as ameaças enfrentadas por estas aves, bem como os desafios à sua conservação.

Esta é a última sessão de Junho, mas em Julho há várias actividades agendadas. No dia 3, o tema passa pelos “Contributos da animação turística para a conservação da natureza”, da responsabilidade da Living Place- Animação Turística, e no dia 10 a conversa vai ser sobre “A Vespa-asiática em Portugal: Apanha-me…se puderes”, por João Carvalho, da Universidade de Aveiro.

Já a 17 de Julho os protagonistas serão os “Mamíferos carnívoros de Portugal”, sendo o palestrante Pedro Monterroso, da Universidade do Porto. A terminar o mês, dia 24, vão ser abordados os “Novos Paradigmas na conservação da natureza: a filosofia Rewilding”, uma apresentação de Pedro Prata, da Rewilding Portugal.

Recorde-se que, desde Março que o BioLousada passou a chegar a casa de todos, por meio virtual, sempre às sextas-feiras à noite.

A participação é gratuita mas exige inscrição. As sessões podem ser revistas no canal de YouTube da Câmara Municipal de Lousada.