O Hospital Padre Américo, em Penafiel, ativou o nível 3 do Plano de Contingência que representa um reforço de 28 camas e que visa aliviar o serviço de urgência e dar melhor resposta aos doentes que precisam de internamento. Assim, a unidade, atualmente com uma ocupação de 210%, transformou o antigo arquivo clínico numa área de internamento.

Segundo dados avançados pela unidade, a ULS está a “a passar de uma média de 50 para 90 doentes laranja” e de uma “taxa de internamento média de 8% para 13,7%”.

E porque estamos a falar de doenças respiratórias, muitos doentes têm precisado de internamento, de oxigénio, o que vem pressionar as equipas, referiu ainda o médico.

A ULS Tâmega e Sousa, que abarca Penafiel e Amarante, estão internados, neste momento, 274 doentes, a maior parte com queixas respiratórias, ao cuidado da medicina interna. Outros 75, também com doenças agudas, a maioria respiratórias, estão internados em hospitais privados ou do setor social, ao abrigo do plano de contingência.

Refira-se ainda, e segundo dados a ULS Tâmega e Sousa, de 1 a 5 de janeiro deste ano, foram admitidos na urgência geral do Hospital Padre Américo, Penafiel, 1.721, mais 332 do que mesmo período em 2024. Destes, 343 ficaram internados, também mais 127 do que no mesmo mesmo período em 2024.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here