Os 20 anos de geminação entre Lousada e Tulle foram assinalados numa cerimónia que decorreu, no passado sábado, em França.
Durante a sessão, Bernard Combes, presidente da Câmara de Tulle, realçou que a comunidade originária de Lousada está perfeitamente integrada na cidade, contribuindo também numa parceria económica que se mostra muito importante. “Durante estes 20 anos foram efectuados esforços conjuntos, tendo como finalidade um maior desenvolvimento”, salientou.
Já a vice-presidente da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, que representou o município, destacou que “é justo homenagear a coragem e o sacrifício dos emigrantes, que, longe da pátria e do lar, da família e das suas referências culturais e linguísticas, se integraram, de modo pacífico e construtivo, e colaboraram no progresso e desenvolvimento da cidade, tornando-se cidadãos activos, bem-sucedidos e intervenientes na vida cívica local”. Por outro lado, agradeceu às autoridades e à população de Tulle “a forma respeitosa e solidária como recebeu a comunidade de Lousada e a incluiu”.
“Tulle e Lousada transmitem o espírito de fraternidade e de apreciação recíproca, apresentando a uma Europa em crise e a um mundo marcado por fanatismos, xenofobia e intolerância um testemunho assente nos valores da paz, da concórdia, da liberdade e da solidariedade”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Lousada, deixando um convite para que os responsáveis da Câmara de Tulle visitem Lousada.
No âmbito desta comemoração estiveram presentes na cidade de Tulle dois grupo de Lousada que contribuíram para a animação: os Rompe Cordas e o Grupo de Fados do Vale do Sousa.