Todos ficamos tristes com os sucessivos cancelamentos/adiamentos de eventos que estavam planeados e que esta pandemia veio impedir. Falamos da nossa querida Agrival que, pela primeira vez, em quarenta anos, não vai acontecer; falamos da Festa do caldo de Quintandona e outros aos quais estávamos já habituados e faziam parte do nosso Verão. Esses bons momentos entre amigos e família, a confraternizar, terão de ser adaptados a esta nova realidade.
É triste, claro que sim…mas é a resposta que tem de ser dada a este problema mundial pelo qual estamos todos, quase sem excepção, a passar.
No entanto, já se começa a sentir mais vida à nossa volta. Já se nota mais movimento nas ruas. As lojas voltaram a abrir as portas.
Demos um passo para a frente. Espero que todos tenham juízo e bom senso e que não esqueçam as regras de segurança… caso contrário, poderemos ter de dar dois passos atrás.
Mas mesmo em tempos conturbados, recebemos duas excelentes notícias a semana passada: Penafiel viu aprovada a sua candidatura à 2.ª edição do programa EDP Tradições e está nomeado para as 7 Maravilhas de Portugal, nas categorias Rituais e Costumes, com os Bailes do Corpo de Deus na Cavalhada, e com as Endoenças, na categoria de Procissões e Romarias.
A candidatura da EDP Tradições visa a criação do “Espaço Oficina PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios”, que permitirá ter no centro da cidade um espaço próprio e permanente para ancorar e alavancar iniciativas de promoção e salvaguarda das artes e ofícios tradicionais do concelho.
As nossas Tradições, o nosso património a continuar na nossa linha de acção: defender o que de mais valioso temos e nos distingue de outros territórios.
Parabéns Penafiel.
Até breve!