Dos 58 utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, 46 tiveram teste positivo à Covid-19. Desde que o surto começou há cerca de três semanas houve três mortes entre os utentes, informa a instituição.
Em comunicado, a vice-provedora da Santa Casa, Mercedes Barros, refere que os últimos testes foram realizados a 26 de Outubro e que há ainda quatro idosos internados em unidades hospitalares.
“Infelizmente há a lamentar três óbitos, dos quais um por doença súbita e dois por pneumonia. Estes três idosos já tinham antecedentes clínicos relevantes”, adianta.
Já entre os 39 profissionais da estrutura residencial para idosos, 14 acusaram positivo para o novo coronavírus. “Três destes funcionários já regressam, no final da semana, ao trabalho; e os restantes deverão regressar no final da próxima semana, verificando-se que três desses funcionários estão em isolamento profiláctico”, sustenta a instituição.
Em cooperação com o Serviço Municipal de Protecção Civil, foi já realizada a revisão e permanente actualização do plano de contingência, em articulação com a Autoridade de Saúde Local e Segurança Social; foram instaladas camas para a criação de condições de isolamento institucional; feita a descontaminação das instalações, levada a efeito pelo Elemento NBQ do Exército, em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro, sendo ainda feitas ainda desinfecções complementares pelos Bombeiros Voluntários de Freamunde; e foram reforçadas as equipas de cuidadores, num total de cinco ajudantes de lar, provenientes das Brigadas de Emergência da Segurança Social, explica a Santa Casa.
A autarquia reforçou ainda a entrega de equipamentos de protecção individual.
“Todo este conjunto de medidas foram tomadas em estreita articulação com várias entidades e permitiu conter o surto, isolar em segurança os utentes negativos, bem como aumentar a segurança das equipas nos cuidados aos utentes positivos”, salienta Mercedes Barros, agradecendo a todas as entidades que deram apoio.