A Lipor promoveu, esta segunda-feira, a entrega dos donativos resultantes da 13.ª fase da Operação Tampinhas a várias instituições do Grande Porto.
No município de Valongo, as instituições contempladas foram três: a Associação Viver Alfena, a Junta de Freguesia de Alfena e Casa do Povo de Ermesinde. Em Penafiel foi apoiada a Associação para o Desenvolvimento de Lagares.
A Associação Viver Alfena recebeu uma cama manual e uma cadeira de banho, a Junta de Freguesia de Alfena – Carla Augusta Almeida Costa Pires, foi contemplada com a comparticipação num sofá Relax e com um colchão anti-escaras c/ compressor, e a Casa do Povo de Ermesinde recebeu uma cadeira de rodas em liga leve. A Associação para o Desenvolvimento de Lagares recebeu uma cadeira de rodas e um colchão.
Foi ainda premiada com uma cadeira de rodas a delegação de Gondomar/Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa.
Segundo a Lipor, a entrega deste material resultou da Operação Tampinhas que decorreu entre Janeiro e Dezembro de 2017, tendo sido acumulados um total de cerca de 46 toneladas, cerca de 24.400 euros de receita, tendo sido contempladas 50 entidades (individuais/colectivas).
O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a instituições e particulares.
Mais de meio milhão de apoios desde 2006
Segundo a Lipor, a iniciativa iniciou-se em Abril de 2006 e no total das 13 fases, a instituição já apoiou 524 entidades e/ou pessoas em nome individual, com mais de meio milhão de euros em equipamentos.
Com a Operação Tampinhas, a Lipor e os seus municípios associados teve como propósitos promover o ambiente e a solidariedade, levando a sociedade civil a separar tampas em plástico de embalagens, entregando-as posteriormente.
As instituições e as pessoas em nome individual foram seleccionadas com base numa análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreu a 13.ª fase, e tendo por base os critérios definidos nas Normas de Aplicação da Operação Tampinhas.