Francisco Chaló, treinador natural de Ermesinde, Valongo, foi eleito o melhor treinador estrangeiro a actuar na Argélia.
O técnico, que está ao serviço do Paradou AC na sua primeira experiência a treinar além-fronteiras, foi o mais votado numa sondagem promovida por uma estação televisiva local, adiantam o jornal Record e a rádio Antena 1.
Desafiados a escolher o melhor treinador estrangeiro a actuar no país, os telespectadores votaram massivamente em Francisco Chaló, que recolheu 89% dos votos contra 11% de Thierry Froger, técnico do clube líder do campeonato, o USM Alger.
O trabalho de Francisco Chaló e da sua equipa técnica – Miguel França e André Mota – tem surpreendido. A equipa que comanda está no 3.° lugar da Liga Argelina e a atravessar uma série de seis vitórias consecutivas na prova. Segundo a Antena 1, que falou com o técnico, o clube é recente no futebol argelino, praticamente não tem adeptos, tem um baixo orçamento e joga em casa emprestada, sendo que a idade média dos jogadores é de 21 anos.
À rádio, o técnico falou de oito meses de trabalho “a ultrapassar barreiras” e da satisfação desta distinção que representa “um orgulho muito grande de dever cumprido” e “um alento para continuar o trabalho”.
Francisco Chaló tem 55 anos e é de Ermesinde. Começou por treinar o Alfenense, na época 1995/1996. Passou depois pelo FC Pedras Rubras, Feirense, Naval, Penafiel, SP Covilhã, AC Viseu e Leixões.