Quase 700 pessoas vão participar no trail que se vai realizar em Baltar, Paredes, no próximo domingo. O início da corrida e ainda da caminhada está marcado para as 10h00.
As receitas deste evento revertem para o Emaús – Associação de Apoio ao Deficiente Mental, instituição que necessita de uma máquina de lavar roupa industrial.
Trail, mini-trail e caminhada
A ideia de organizar um evento em Baltar surgiu no âmbito de uma conversa entre a presidente da Junta de Freguesia local, Conceição Rosendo, e alguns elementos de um grupo que, recentemente, promoveu um festival de música solidário na Sobreira. “Disponibilizámo-nos para ajudar e rapidamente se decidiu organizar um trail. Também a escolha da instituição a ajudar foi fácil. Pensámos no Emaús, porque eles têm muitas necessidades”, revela Carlos Rodrigues.
O mesmo responsável acrescenta que o dinheiro angariado no evento marcado para as 10h00 do próximo domingo será canalizado para a compra de uma máquina de lavar roupa industrial, uma necessidade premente da instituição. E a causa parece ter convencido cerca de 700 pessoas a inscrever-se nas três provas disponíveis: um trail de 23 quilómetros, um mini-trail de 11 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros. “O percurso mais longo percorre as freguesias de Baltar, Sobreira, Recarei e Gandra. Começa e termina em Baltar”, refere Carlos Rodrigues.
A Associação de Apoio ao Deficiente Mental foi fundada pelo padre António Baptista dos Santos para dar resposta a alunos com necessidades educativas especiais. Entrou em funcionamento em 1976, nas instalações do antigo Colégio Antero de Quental, cedidas por Irmãs Beneditinas, com escola de ensino adaptado. Mais tarde, e porque era preciso ocupar os alunos fora da escolaridade obrigatória, criou-se, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Pré-Profissional, em Paredes. Em 1982, foram elaborados os estatutos e criada uma direcção.
Hoje, mantém-se em funcionamento os dois polos da instituição, com características diferentes mas complementares, e os mesmos objectivos: dar resposta a jovens e adultos portadores de deficiência mental contribuindo para a realização do seu projecto de vida.