Edição: Lisbon Press
Páginas: 256
Manuel Melo, autor natural das Termas de São Vicente, em Penafiel, acaba de publicar a obra “Tráfico de Seres Humanos – Dificuldades e Desafios da Prevenção e Repressão”.
Segundo o próprio, trata-se de “uma obra de divulgação científica da qual todos podem beneficiar: profissionais da justiça, órgãos de polícia criminal, estudantes e o cidadão mais curioso”. Em breve estará disponível online à escala global e nas melhores livrarias de Portugal, Brasil e Angola.
Sinopse:
O presente estudo de investigação analisa a questão do Tráfico de Seres Humanos (TSH) numa perspectiva de Direitos Humanos. Visa apresentar algumas das (in)definições das mais diversas formas de tráfico, bem como os importantes desafios das organizações internacionais, regionais e nacionais que, através de acordos e investigações conjuntas, lutam para reduzir o número de vítimas que preenchem as estatísticas universais.
Face à complexidade do crime de TSH, são propostas novas medidas prioritárias contra a prática deste fenómeno – que representa uma das mais graves violações dos direitos humanos civis, políticos, económicos, sociais e culturais, pois retira da vítima a própria condição de pessoa humana e gera lucros incomensuráveis para os traficantes e exploradores, colocando novos desafios aos órgãos de polícia criminal, organizações e sociedade civil, com vista à prevenção e repressão do tráfico de seres humanos.
Manuel Melo nasceu na Freguesia de Termas de S. Vicente, concelho de Penafiel, a 20 de Fevereiro de 1970. É licenciado em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa, mestre em Direito (Direitos Humanos) pela Escola de Direito da Universidade do Minho e pós-graduado em Ciências Forenses. Cursou o Curso Internacional “Conflitos Armados – Perspectivas Jurídica e de Relações Internacionais, organizado pela Escola de Direito e pelo Observatório Lusófono dos Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho. Frequentou o Curso de Formação Intensiva em Perito Criminal, organização CMStatus. Tem como áreas de interesse a investigação na área da Criminologia – Consultadoria, Investigação Jurídico/Criminal e Forense.