As tradicionais Procissões dos Santos Passos, uma devoção com mais de 300 anos que se realiza no IV domingo da Quaresma, anualmente, voltam a cumprir-se no próximo fim-de-semana, 18 e 19 de Março.
São organizadas pela Confraria do Senhor dos Passos desde 1710, sendo que percorrem as ruas centrais da cidade de Valongo, que se enchem de devotos para assistirem à recriação dos últimos Passos de Jesus.
Sábado, às 21h30, realiza-se a Procissão de Nossa Senhora da Soledade, que sairá da Igreja Matriz, percorrendo diversas ruas da cidade, e recolhe na Capela de Nossa Senhora das Neves, na Praça Machado dos Santos, onde aguarda a passagem da procissão do Senhor dos Passos, na tarde do dia seguinte.
No Domingo, às 11h00, na Igreja Matriz celebra-se a Eucaristia Solene, em honra do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da Soledade, e comemorativa dos 313 anos da Confraria do Senhor dos Passos. Depois, às 15h30, sairá a Majestosa e Solene Procissão do Senhor dos Passos, da Igreja Matriz, percorrendo, diversas ruas da cidade, num itinerário que chegou a ter pequenas capelas/nichos com Passos da Paixão de Cristo. Na Praça Machado dos Santos integra-se na Procissão, o andor de Nossa Senhora da Soledade, que ali permanecerá na véspera na Capela de Nossa Senhora das Neves.
Junto ao Padrão, acontece o momento alto da procissão com o Sermão do Encontro, no local onde outrora existiu uma capela dedicada a este passo, representando o Encontro de Jesus com Sua Mãe, a Senhora da Soledade.
Segundo a autarquia, nesta procissão desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus e diversa figuração da Paixão, entre outras.