Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Acumulam experiência e sabedoria ao longo dos anos. São os avós que hoje são homenageados em todo o país, através de várias iniciativas que decorrem nos municípios do Tâmega e Sousa.

Em Penafiel, a celebração desta data é uma referência nacional. Recorde-se que, Ana Elisa de Couto, natural deste município, foi mentora do dia dos avós em Portugal, tendo dedicado vários anos da sua vida a implementar esta data, porque pretendia homenageaar os avós enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações.

O Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de Ana Elisa de Couto, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia.

Assim, sexta-feira, os mais velhos de Penafiel reúnem-se no no Parque da Cidade, a partir das 9h00, com a receção aos “convidados”. Segue-se a iniciativa ‘Avós em Movimento’ e, às 11h00 há uma Missa Campal, seguida de um mega piquenique. à tarde, atuam vários artistas.

Em Paços de Ferreira, o dia vai ser celebrado no domingo, dia 28 de julho, a partir das 12h00, com um almoço. os cantores Augusto Canário e Costinha sobem ao palco durante a tarde.

Em Lousada, o ponto de encontro volta a ser o Parque da Torre de Vilar. Depois da missa às 11h00, celebrada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, segue-se um piquenique sénior. A animação musical conta com a presença do Toy, a partir das 15h00.

Quem pretender participar no Dia Municipal dos Avós, e não pertença a nenhum movimento sénior, pode fazê-lo bastando levar o almoço-piquenique e manta. Neste caso, não é necessária qualquer inscrição.

A tarde conta com muita animação para avós e netos, que são o público-alvo das atividades. Os mais pequenos vão ter à sua disposição insufláveis.