As teses de mestrado de dois jovens de Paredes foram galardoadas com o Prémio REN, um dos mais antigos prémios científicos em Portugal.
João Megre Barbosa, de 24 anos, ganhou o segundo Prémio REN 2020, que recebe 15 mil euros, com a tese “Fast Assessment of Dynamic Behaviour Analysis with Evaluation of Minimum Synchronous Inertia to Improve Dynamic Security in Islanded Power Systems”. E Luís Miguel Teixeira, da mesma idade, teve a terceira melhor tese de mestrado – “Missing Signal Appraising in Globally Optimized Networks” – e conquistou 10 mil euros de prémio.
Segundo o Jornal Expresso, João Megre Barbosa foi aluno do mestrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto e o trabalho premiado foi aquele com que concluiu o curso em 2019. Está agora a trabalhar na Direcção de Serviço aos Activos da EDP Distribuição. Já Luís Miguel Teixeira, aluno do mesmo curso da FEUP, especializou-se em Sistemas Eléctricos de Energia, mais concretamente sistemas de energias renováveis. Depois de terminar o curso, também em 2019, ingressou no INESCTEC, onde desenvolve investigação.
Os dois jovens estudaram no Agrupamento de Escolas de Paredes até ao 9.º ano, refere a direcção do mesmo, desejando-lhes os maiores sucessos profissionais.
Este prémio da REN é atribuído todos os anos às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas.