O tempo de espera para doentes urgentes situava-se hoje, às 11h00, em uma hora e oito minutos, sendo que estavam seis pesssoas a aguardar atendimento, quatro com pulseira amarela (urgente), uma com vermelha (muito urgente) e outra com verde (menos urgente).
Os dados constam do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dizem respeito ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas, sendo que o número de doentes apresentado é o dos que se encontram a aguardar atendimento após triagem.
A unidade com tempo de espera mais elevada é o São João, que ultrapassa a 1h18 para doentes muito urgentes (três pessoas à espera), 1h35 para urgentes (seis) e menos urgentes é de 2h20 (10).
No Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, a espera é de 25 minutos, com cinco pessoas a aguardarem.
Em Gaia, no Santos Silva, a espera para quem tem pulseira amarela é de dez minutos.
Refira-se que, a triagem de Manchester permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade ao atedimento dos doentes, sendo que há cinco níveis: o emergente, que representa uma pulseira vermelha, o muito urgente, laranja. Já o urgente, tem pulseira amarela, o pouco urgente, verde, e não urgente, azul.
Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além das duas horas.