A passagem da tempestade Ana, no passado fim-de-semana, provocou danos significativos nas instalações do Rio Mau FC.
Segundo Luís Lopes, tesoureiro da Junta de Freguesia de Rio Mau, os ventos fortes provocaram danos “irreparáveis” nos balneários do Rio Mau FC.
Ao Verdadeiro Olhar, Luís Lopes destacou que a cobertura, uma estrutura com cerca de oito toneladas, foi varrida pelos ventos fortes e acabou por ser projectada para a faixa de rodagem, bloqueando a passagem na rua do Campo Grande.
Luís Lopes confessou que a cobertura do Rio Mau FC é uma conquista de vários anos da direcção do clube que estava praticamente concluída e a sua construção só foi possível concretizar com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Rio Mau.
O presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau, Manuel Soares da Silva referiu, por seu turno, que logo que teve conhecimento dos estragos accionou de imediato a Protecção Civil.
“Assim que tive conhecimento dos danos que são bastante elevados, accionei a Protecção Civil, que isolou a zona, desobstruiu uma das artérias que ficou intransitável com a projecção da cobertura”, avançou, salientando que falta, ainda, desobstruir outra artéria, falta uma grua, embora nesta rua haja uma outra alternativa pelo que a população, desse local, não está isolada.
O autarca referiu, ainda, que já contactou com o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, e com o vereador da Protecção Civil, Rodrigo Lopes, que se prontificaram a colaborar com a Junta de Freguesia.
Além da cobertura, que ficou totalmente destruída, a tempestade Ana derrubou postes da EDP.
Falando da cobertura do Rio Mau FC, Manuel Soares da Silva manifestou, também, que importa proceder à retirada dos materiais que que se amontoaram, no local, com a destruição da cobertura.
“Estamos a falar de uma estrutura pesada. Trata-se de uma operação delicada e que vai demorar o seu tempo”, disse, realçando acreditar que a Câmara de Penafiel vai ajudar na reconstrução da cobertura do complexo do Rio Mau FC. “Sem esse apoio, dificilmente o clube terá verbas para avançar com as obras”, expressou.