Na sequência de um ataque cibernético os serviços da Vodafone estão com falhas em vários pontos do país. Há várias entidades, como hospitais, bancos, o INEM, corporações de bombeiros e até multibancos, entre outros, a reportar problemas.
Também há casos na região. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde se insere o Hospital Padre Américo, em Penafiel, já divulgou que “devido ao ciberataque sofrido pela Vodafone ontem os telefones do CHTS estão a ser afectados pela falha do serviço de telecomunicações”. “Lamentamos o sucedido e estamos a aguardar a resolução por parte da operadora”, refere o centro hospitalar, deixando contactos telefónicos alternativos: Informações Gerais – 255711382; Admissão Urgência Penafiel – 92 7171407; e Admissão Urgência Amarante – 968113830.
Várias corporações de bombeiros desta região usaram também as redes sociais para deixar alertas.
“Por motivos que nos são alheios, informamos que a nossa central se encontra com dificuldade na recepção de chamadas telefónicas. Assim, em caso de Emergência deve contactar: 112”, apelaram os Bombeiros de Paços de Ferreira.
“A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo informa que devido a um problema na rede fixe de comunicações por parte da operadora Vodafone, para qualquer situação de emergência deve contactar: 112 – número de emergência – ou 916633111 – Bombeiros de Lordelo”, lê-se na página da corporação.
Os Bombeiros de Paredes sofrem com a mesma situação: “Ligue 112. Devido aos problemas de comunicações que nos tem afectado disponibilizamos número adicional/provisório para contacto com os Bombeiros de Paredes 926846321”.
Também os Bombeiros de Cete informaram que “a central se encontra sem telefones por motivos alheios (problemas na Vodafone a nível nacional)”. “Em caso de emergência ligue 961256609 ou 112”, referem.
Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) já esclareceu que as comunicações operacionais estão a funcionar de forma total, já que as associações de bombeiros têm a rede de comunicações alternativas, caso do SIRESP.
O INEM informou que “na sequência dos constrangimentos verificados com a rede Vodafone todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM sempre estiveram asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala”.
“Face aos constrangimentos verificados ontem e hoje na rede Vodafone Portugal no accionamento de meios de emergência, o INEM activou no imediato o seu plano de contingência, privilegiando o accionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis. Deste modo, esteve sempre garantido o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica”, garante a mesma fonte, pedindo aos cidadãos que só liguem 112 em caso de emergência.