A autarquia de Lousada promove uma sessão, com técnicos da área ambiental que participaram numa formação internacional, que vão apresentar resultados, trocar experiências, assim como competências adquiridas, e que podem ser replicadas, não só em Lousada, mas em toda a região.
O objectivo deste encontro, marcado para o próximo dia 19, às 14h00, no Centro de Educação Ambiental Casa das Videiras, em Lousada, visa assim, a “disseminação de boas práticas ambientais e pedagógicas”, frisa o município.
De salientar que, esta formação, onde participaram cerca de 30 pessoas, se insere no âmbito do projeto Erasmus+ “Capacitar para agir”, sendo que a ideia tem em vista o Pacto Ecológico Europeu na Governança Local.
A sessão contará com uma breve apresentação do projeto, e cinco sessões de partilha de experiências, terminando com um debate final.
A formação é aberta a todos os interessados, mas carece de inscrição obrigatória.
De referir que, a implementação do Pacto Ecológico Europeu pressupõe a capacitação dos órgãos de poder local e regional e a disponibilização de financiamento direto para que possam realizar os investimentos prioritários de que os cidadãos necessitam.
A nível local visa inspirar e acelerar uma transição para energias limpas que proporcione uma recuperação justa e sustentável, contribuindo desse modo para fazer da Europa o primeiro continente do mundo com impacto neutro no clima.