Chama-se “Mais uma corrida, mais uma ‘Torna’ Viagem” e é a proposta que a Câmara Municipal de Paredes tem para oferecer à população local, no próximo sábado e domingo.
Feito num autocarro panorâmico, o périplo pretende “dar a conhecer alguns dos exemplares patrimoniais mandados construir pelos torna-viagem”, portugueses, que, regressados do Brasil, e como forma de demonstrarem a sua riqueza, construíram palacetes e mansões.
O “espectáculo-percurso”, gravita em torno do casal “Antão de Silva Pinto e Maria da Conceição Lopes da Silva Pinto, que vêm do Porto para tentar reencontrar, numa visita a Paredes, os seus amigos ‘brasileiros’ torna-viagem”.
Na visita, fazem-se acompanhar de “Tonico, um brasileiro de gema”, e que é “um moço alto no porte e possuidor de assinalável talento musical”, explica a organização.
“Aventuras e desventuras” e um “segredo” que vai ser revelado ao longo desta jornada, são alguns dos ingredientes deste trajecto, que se vai centrar nas freguesias de Cete e Baltar, explica ainda a autarquia.
A dramaturgia tem a assinatura da actriz e encenadora Filomena Gigante, e conta com a colaboração do actor Emílio Gomes.
A peça tem direcção artística de Ângela Marques e Fernando Moreira, da Astro Fingido e o elenco é composto por Emílio Gomes, Filomena Gigante e Bruno Boaro. A direcção técnica está a cargo do Teatro Art’Imagem.
A ‘Torna-Viagem’ tem a duração de 60 minutos, e pode ser feita em vários horários, às 10h e 11h30, ou às 15h e 16h30.
O acesso é gratuito, mas implica reserva que deve ser feita pelo endereço cultura@nullcm-paredes.pt, ou pelo número 055 780446.
Esta é uma iniciativa que se insere no projecto ‘Mappa 21’, o programa cultural, mobilizador para a música, artes e património, cuja entidade promotora é a Câmara Municipal de Paredes.
A concepção deste projecto está a cargo da Associação Cultural Astro Fingido.