“Seis semanas após a implementação da Matriz de Risco, que conjuga os dados relativos à incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes e o Risco de transmissibilidade (Rt) a sete dias, a incidência cumulativa no concelho de Paços de Ferreira sofreu um aumento, ultrapassando o limite de referência, condicionado ainda pelo crescimento do risco de transmissibilidade, ligeiramente acima de um”, alerta a Câmara de Paços de Ferreira, explicando que o concelho está já no quadrante “vermelho” da matriz.
“Estes dados indicam uma tendência de subida, também influenciada pelos recentes surtos ocorridos no concelho, designadamente em contexto escolar e laboral, entretanto controlados, mas que merecem redobrada atenção”, continua a mesma fonte, apelando a todos que cumpram as regras para controlar a pandemia no concelho.
“O processo de vacinação está em curso, e conhecerá um significativo aumento dentro de poucos dias, com o reforço da disponibilização de vacinas em Portugal e também no nosso concelho. Mas este ainda não é o tempo de baixarmos a guarda”, salienta o município.