A Câmara de Paredes aproveitou o período da interrupção das aulas presenciais para realizar a substituição das coberturas de fibrocimento dos passadiços/corredores exteriores da Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar, e da Escola Básica e Secundária de Vilela.

Segundo a autarquia, ambas as obras estão concluídas, com a colocação das novas coberturas em chapa.

Estas eram as duas últimas escolas do concelho com estas coberturas em fibrocimento nestes passadiços que ligam os blocos onde decorrem as aulas. Recorde-se que estes materiais que podem conter amianto e cujas partículas libertadas têm levantado preocupações em termos dos impactos na saúde.

Quando anunciou estas obras, em Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, adiantava que a retirada do fibrocimento das coberturas dos blocos destas e de outras escolas do concelho seria assumida pelo Ministério da Educação, estando a Secundária Daniel Faria referenciada como prioritária. Também as escolas de Sobreira, Cristelo e Paredes ainda têm coberturas nos blocos onde são leccionadas as aulas com placas de fibrocimento que podem conter amianto.

A autarquia de Paredes diz ainda ter avançado, esta semana, com obras de requalificação da cobertura do edifício do Jardim-de-Infância de S. Marcos, em Rebordosa. “As obras na cobertura consistem na remoção das placas de fibrocimento por novo telhado. A intervenção no Jardim de Infância de S. Marcos contemplou também a renovação dos equipamentos de lazer e do piso no Parque Infantil”, descreve nota de imprensa.