O Sporting Clube de Campo, considerada a mais antiga colectividade desportiva do concelho de Valongo celebra, esta sexta-feira, o 85.º aniversário. A festa será nas instalações do clube e muitas serão as homenagens. Para além do reconhecimento associativo a todos os sócios, haverá uma homenagem especial à primeira direcção da colectividade, datada de 1962.
Adriano Ribeiro, presidente da comissão promotora do aniversário do clube, explica que o Sporting Clube de Campo (SCCampo) foi fundado em Fevereiro de 1931, tendo como principal objectivo a prática do futebol, mas só em 1962 foram criados os estatutos, tendo sido também nessa data que se inscreveu na Associação de Futebol do Porto. Durante 31 anos, conta ao VERDADEIRO OLHAR, com os estatutos da Casa do Povo de Campo, especialmente durante a década de 50 o clube disputou jogos dos campeonatos regionais da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT). Foi também a partir de 1962 que o SCCampo passou a ter órgãos sociais, tendo sido eleito para presidente da direcção José Rocha. A comissão promotora do 85º aniversário do clube decidiu marcar a data com uma placa de homenagem à primeira direcção, que será descerrada sexta-feira à noite nas instalações do clube. Para o momento foram convidados Vítor Brito, Manuel Joaquim Carvalho e José Ferreira Magalhães, três dos membros dos órgãos sociais eleitos em 1962. Convidados foram igualmente os familiares dos restantes membros que entretanto faleceram.
Quando os resultados chegavam no pombo correio
Depois de filiado na Associação de Futebol do Porto, em 1962, o SC Campo começou por disputar o campeonato distrital da 3.ª divisão. Ao longo dos anos até ao ano de 2003 sempre disputou os campeonatos distritais, sendo obrigado a desistir no ano de 2003, devido às medidas do seu recinto desportivo. Para a história do clube ficam os títulos: – 1991/1992 – Campeão 2º Divisão Distrital. – 1998/1999 – Campeão 2ª Divisão Distrital. – 1999/2000 – Subida à 1ª Divisão de Honra. Actualmente a disputar o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, o Sporting Clube de Campo tem uma vasta história da qual fazem parte muitas disputas de futebol, com jogos que arrastavam multidões, em casa ou fora. Quem, por algum motivo, não se podia deslocar aos campos para assitir aos jogos ficava a saber do resultado através da rádio ou através de pombos correios que os adeptos levavam para os jogos. Outros episódios serão certamente contados esta sexta-feira à noite na cerimónia de aniversário.
Direcção quer condições melhoradas
A actual direcção quer agora dotar o clube de todas as condições que permitam ter, para além de futebol sénior, formação de camadas jovens. E essas condições passam pela colocação de relvado sintético no campo de jogos, uma vez que a sua inexistência levou à saída dos atletas para clubes de concelhos e freguesias vizinhas, culminando na extinção da formação. A esperança de Paulo Rodrigues, presidente da direcção, é que isso seja possível em 2017, com a colaboração da Câmara de Valongo e da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado. É, por isso, com expectativa que aguarda pelos discursos de sexta-feira. A colocação do sintético, diz “fará toda a diferença”. “Será uma mais valia para o clube mas também para a vila”, disse, acrescentando que outras associações da freguesia terão a oportunidade de usufruir das instalações.