O comunicado do PSD de Paços de Ferreira sobre desagregação das freguesias é “manipulação política”, porque pretende “desviar as atenções e fazer uma narrativa politicamente conveniente, ignorando os factos e a lei”.
Quem o afirma é o PS local na sequência das acusações que os sociais democratas fizerem a propósito da separação das freguesias, onde acusaram Humberto Brito, autarca local (PS), de ter sido “incapaz” de liderar o processo, uma vez que a desagregação da união de freguesias de Paços de Ferreira, Modelos e Sanfins e Lamoso e Codessos foi chumbada por questões técnicas.
Em nota enviada ao VERDADEIRO OLHAR, o PS lamenta que o maior partido da oposição de Paços de Ferreira atribua responsabilidade à Câmara Municipal nesta questão, uma vez que esse dossier não é da autarquia que apenas emite um parecer. Também não cabe ao autarca elaborar os processos deste foro, o que quer dizer que estas acusações “revelam profunda ignorância sobre o tema”.
Além disso, acrescentam os socialistas, “é hipócrita o PSD tentar passar a imagem de que é o único comprometido com as legítimas aspirações das populações”, quando foi este partido “que eliminou as freguesias de Modelos, Lamoso e Codessos, em claro desrespeito pelas respectivas populações e é o mesmo que na Assembleia da República chumba a reposição destas freguesias”.
A terminar, o PS de Paços de Ferreira diz que os argumentos da oposição se traduzem num “exercício de manipulação política”, porque procuram imputar responsabilidade a quem não a tem. Um comportamento que “é lamentável e prejudica o debate sério e construtivo que este processo merece”.
Entretanto, o PSD de Paços de Ferreira avança, em comunicado enviado também hoje ao VERDADEIRO OLHAR, que a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira já endereçou esclarecimentos à comissão responsável por este dossier na Assembleia da República, sendo que supridos estes constragimentos, o partido espera que “a vontade de todos” seja concretizada e que esta freguesia se separe de Modelos.
De igual forma, o PSD espera o mesmo procedimento na Junta de Freguesia de Sanfins Lamoso Codessos, para que sejam “ultrapassados os condicionalismos legais” deste chumbo.