A vila de Sobrado já está em festa. Depois de um ano de preparação, a Festa da Bugiada e Mouriscada, ritual ancestral do S. João de Sobrado, volta a sair à rua na sexta-feira, dia 24.

A festa caracteriza-se pela guerra entre o Bem e o Mal, personificado nos Bugios/Cristãos e nos Mourisqueiros. O Bem é desordeiro, folião, anarca – é o Bugio, o Mal é ordeiro, aprumado, correcto – é o Mourisqueiro, assistindo-se a uma inversão dos valores tradicionalmente atribuídos. A festa gira em torno da disputa pela imagem milagrosa de São João, detida pelos bugios, a que os mourisqueiros pretenderiam também recorrer para salvar a filha do seu rei. A luta em Sobrado representa-se nas danças dos bugios, que para além das roupas garridas levam diversos guizos produzindo um som estridente, e dos mourisqueiros, rapazes solteiros com fato colorido e espada na mão. No total são cerca de oito centenas de bugios e mourisqueiros que dão o colorido especial ao dia de S. João.

O dia começa bem cedo. Enquanto no Grande Porto estão muitos a ir para a cama depois de uma noite de folia, pelas 8h00, em Sobrado, a festa começa com a concentração dos mourisqueiros em casa do Reimoeiro e dos bugios em casa do Velho da Bugiada, e só termina às 21h00 com a Dança do Santo. O ponto alto da festa, que atrai milhares de visitantes à freguesia, é a Dança de Entrada, pelas 12h30, durante a qual dançam, junto ao Largo do Passal, vigorosamente cerca de 800 bugios e mourisqueiros ao som bem alto dos chocalhos.