Em 2021, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa deu resposta a 182.013 urgências. Dessas, 137.974 foram urgências de carácter geral, 30.933 pediátricas e 13.106 da área da obstetrícia, revelam dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde.
Do total de atendimentos realizados pelo Serviço de Urgência no ano passado, só 98.273 (54%) foram de carácter “emergente” – pulseira vermelha – “muito urgente” – pulseira laranja – ou “urgente” – pulseira amarela, segundo a escala usada na Triagem de Manchester.
Houve ainda 52.992 urgências consideradas “pouco urgentes” (pulseira verde), 1.855 “não urgentes” (pulseira azul) e 13.069 que tiveram pulseira branca, o nível mais baixo da escala. Os dados divulgados mostram ainda que 15.824 pessoas foram atendidas sem triagem.
O volume de urgências no CHTS aumentou em 2021, face a 2020, primeiro ano de pandemia, mas ainda ficou abaixo do nível de 2019, quando deram entrada nos serviços mais de 194 mil urgências.