A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), entregou, ontem, em Lisboa, os Selos de Qualidade dos Serviços de Águas 2020 e 2021, no âmbito da 16.ª Expo Conferência da Água.
No total, mais de 150 entidades gestoras de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais receberam este selo de qualidade, pelo “bom desempenho”.
“Esta iniciativa ERSAR, que conta com participação de um amplo júri representativo do sector, visa distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho atribuindo-lhes o Selo da Qualidade do Serviço em diferentes categorias na vertente águas. As entidades distinguidas ficam automaticamente habilitadas à atribuição do Prémio de Excelência do Serviço, que visa premiar a entidade com melhor performance em cada categoria”, explica a entidade reguladora.
Assim, foram distinguidas, na região, com os Selos de Qualidade dos Serviços de Águas 2020 – Qualidade exemplar de água para consumo humano as Águas de Paços de Ferreira, Águas de Valongo e Penafiel Verde (estes selos não tinham sido entregues devido à pandemia). Na mesma categoria, em 2021, foi reconhecido o bom desempenho das Águas de Paços de Ferreira, Águas de Valongo, Câmara de Lousada e Penafiel Verde.
As Águas de Valongo foram ainda destacadas pela “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)”, quer na edição de 2020 quer na de 2021.