É inaugurada hoje, pelas 18h30, a exposição “ SERPE – merchandising cultural”. A mostra, resultado do Projecto M3D – SERPE, desenvolvido por alunos da Escola Secundária de Penafiel em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e com o Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica, Porto, estará patente até 2 de Outubro, no Museu Municipal de Penafiel.
“O Projecto M3D (Modelação a 3 Dimensões) teve início na Escola Secundária de Penafiel, em maio de 2015, no âmbito do Projecto Pense Indústria – Fábricas Digitais, do CATIM, com a oferta de uma impressora 3D, tendo como objectivo contribuir para a literacia tecnológica dos alunos e obtenção de conhecimentos gerais sobre a indústria e tecnologia, de modo a motivá-los para a escolha duma profissão relacionada com aquele sector”, explica nota de imprensa.
Os alunos puderam participar em sessões de demonstração da impressão de objectos nas aulas de Oficina de Artes; impressão de componentes a partir do seu desenho com software CAD-3D e impressão 3D de protótipos resultantes do projecto multidisciplinar SERPE.
O Projecto M3D – SERPE envolveu alunos do 11.º e 12.º anos dos Cursos de Artes Visuais e do Profissional de Manutenção Industrial – Electromecânica. Os alunos de Artes Visuais foram desafiados pela Câmara Municipal de Penafiel a criar uma peça de merchandising baseada na SERPE, que fosse uma referência tanto para obra em si como para a cidade de Penafiel.
Os alunos apresentaram projectos, elaboraram maquetes, desenvolveram o projecto com software CAD-3D e acompanharam a sua materialização na impressora 3D com os colegas do Curso Profissional de Manutenção Industrial – Electromecânica. O resultado estará agora em exposição.