A equipa sénior do Clube de Andebol de Penafiel (CAP) está apurada para a final do campeonato da modalidade, a Final Four, que se vai realizar nos dias 11 e 12 de Junho. Os penafidelenses conseguiram seis vitórias consecutivas.
Penafiel está ainda a competir para acolher a final da prova, que vai disputar com o Póvoa de Varzim, o Santana da Maia e o CPN de Ermesinde.
“Com muito pouco conseguimos fazer muito”
Para Pedro Rodrigues, treinador da equipa, o objectivo é “vencer a final”, mas admite que tanto “as semifinais como as finais vão ser decididas nos últimos segundos”.
Com a excepção de dois jogadores naturais de Vizela, a equipa liderada por Pedro Rodrigues cresceu com o clube desde o primeiro patamar “aos 5 ou 6 anos”. Para o treinador, a formação é “uma das maiores armas que o clube tem”, comparativamente às equipas adversárias que, normalmente contratam jogadores para formarem a equipa sénior.
Esta equipa sénior é, também, muito jovem. A maioria dos jogadores tem entre 16 e 21 anos de idade, à excepção de um jogador com 35 anos.
Os treinos acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, das 20h00 às 22h00, no pavilhão desportivo da Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes. Como a equipa é jovem e alguns estudam longe da cidade, os dirigentes dos seniores – José Rodrigues, Manuel Barbosa, Luísa Castro e Pedro Rodrigues -, tiveram que fazer um plano de treinos especial para que seja mais fácil juntar todos. Ainda assim, o treinador defende que tem havido muito esforço por parte dos jogadores para estarem presentes nos treinos, o que se torna decisivo para a qualificação nos jogos.
Embora isso esteja a mudar, o treinador do CAP acha que “o futebol continua a ser o desporto com mais visibilidade” em Penafiel, o que faz com que os outros desportos vivam com menos apoios. Ainda assim, para o técnico, “a equipa sénior tem conseguido trazer mais visibilidade ao clube”, o que tem vindo a facilitar que algumas ajudas que vão surgindo. “Com muito pouco conseguimos fazer muito”, afirma Pedro Rodrigues.
Este sábado, às 21h00 a equipa vai defrontar o Clube de Andebol de Leça, no Pavilhão Fernanda Ribeiro. Já não é um jogo decisivo para formação penafidelense por já estarem apurados para a final, mas o treinador espera mais uma vitória em casa, a somar às seis vitórias consecutivas que estão para trás.