Passada a pandemia (ou não?) regressam à Escola Secundária de Paredes os seminários que, anualmente, têm feito parte das acções colectivas de relacionamento entre a escola e toda a comunidade educativa.
O próximo dia 7 de Maio, volta ao auditório da escola secundária mais uma edição. Desta vez, subordinado ao tema “Paredes: Cultura e Sociedade”, a sessão que decorrerá durante todo o dia de sábado, tratará de assuntos tão diversos como os “Presos e exilados políticos de Paredes ( 1828/1832), a relação entre Camilo Castelo Branco e o monsenhor Moreira das Neves, a lenda quase desconhecida da “ A senhora do Pinhal, uma “aparição” mariana em Bitarães, no século XX ou a relação entre o rio Sousa e a cidade de Paredes serão alguns, entre vários, dos temas a abordadar, numa perspectiva de debate que se constituirá- cremos- em mais uma jornada de descobertas e de divulgação de Paredes e naquilo que mais identifica ( ou não) e carateriza (ou caracterizava?) o concelho.
Quanto melhor conhecermos a terra onde vivemos mais valorizaremos o espaço humano e territorial que nos rodeia e completa, quotidianamente.
Um concelho sem passado é um concelho sem presente. Uma terra sem memória é um sítio sem futuro.
Todos podemos participar. É fácil, é perto e é de borla. Nós vamos aproveitar.