“Semana Sem Pesticidas”

0

QuercusA 20 de março tem início a “Semana Sem Pesticidas 2016”, que decorrerá até dia 30 deste mês. Esta iniciativa é anual, e aberta à participação de todos, e pretende informar sobre os perigos da sua utilização para a saúde e proteção do ambiente.

Os pesticidas são aplicados para combater pragas, doenças e ervas infestantes nos campos agrícolas e também em espaços urbanos, jardins, parques e caminhos por onde circulamos diariamente. Estamos, por isso, constantemente expostos ao risco de contaminação e toxicidade, sobretudo através dos alimentos e água que consumimos e ar que respiramos.

Durante dez dias, no início da primavera, esta iniciativa vai alertar para os efeitos do mau uso destes produtos que são, na sua maioria, muito tóxicos, poluem o ar, água e solo, diminuem a biodiversidade em geral e têm efeitos negativos sobre abelhas e outros polinizadores.

São muitas as atividades, promovidas em vários países do mundo e em particular na Europa. Debates, exposições, workshops, visitas a explorações agrícolas, entre outras irão esclarecer sobre os riscos associados aos pesticidas, as alternativas ao seu uso na produção de alimentos e proteção de espaços verdes urbanos. Estes eventos têm também o objetivo maior de sensibilizar a sociedade para a opção por alimentos isentos de resíduos, que sejam produzidos de forma mais ecológica, com menor impacto sobre os ecossistemas.

A Quercus juntou-se a esta iniciativa e apela aos cidadãos que se envolvam. Podem fazê-lo com simples gestos como por exemplo, organizar um piquenique e escolher produtos biológicos; promover um debate numa escola, coletividade ou local de trabalho; fazer uma pequena horta biológica; escrever ao município da área de residência apelando para que deixe de pôr herbicidas químicos na rua e aderir à campanha Autarquia Sem Glifosato. Mais informação disponível em www.semana-sem-pesticidas.org